Blog

8 Dicas infalíveis para você ser uma empreendedora (MEI) de sucesso 

Este post é para você, mulher empreendedora (seja iniciante ou que já está atuando nesse ramo há algum tempo). 

Aqui separamos algumas dicas infalíveis para você ser uma empreendedora de sucesso.  

Claro que não existe uma receita de bolo a ser seguida e que garanta sucesso em 100% dos casos, mas, existem boas práticas e estratégias que as empresas de sucesso seguiram e ainda seguem e que podemos nos basear como sendo o caminho certo.  

Vamos conferir?  

1 – Pesquise o mercado  

Não tem como nadar em águas desconhecidas, não é mesmo!? Aqui é a mesma coisa. Se você pretende, por exemplo, abrir um restaurante vegetariano, é fundamental que você saiba como está o mercado neste ramo. Por exemplo: quem compra este tipo de comida, quantos vegetarianos existem na sua região (ou na sua cidade), quantos concorrentes você terá, e assim por diante.  

Uma dica aqui é levar em consideração a região onde o produto ou serviço será vendido para aí sim dar início a sua pesquisa de mercado. 

2 – Defina seu diferencial  

Estude seus concorrentes para saber o que pode oferecer de diferente para o seu público.  

Por exemplo, um salão de beleza. O que o seu pode ter de mais atrativo que os demais? Qual serviço você pode oferecer que os demais não oferecem?  

Você sabia que o Coworking tem sido uma escolha super assertiva para muitas mulheres empreendedoras? Isso porque além de fugir de altos custos fixos, existem muitos Coworkings super estruturados para atender diversos segmentos.  

3 – Faça um Planejamento estratégico  

Ninguém vai longe sem planejamento. Você vai precisar dele o tempo todo! Desde antes mesmo de abrir a sua MEI, como depois, para conseguir dar conta de tudo. O planejamento vai te ajudar a focar todas as suas energias no caminho certo, te dando direcionamento sobre diversos planos que envolvem tanto os fatores internos quanto externos da sua MEI.   

4 – Saiba precificar seus produtos os serviços  

Dê valor ao seu conhecimento e saiba precificar! Senão, você corre o risco de ser sua própria escrava. Basicamente, para se chegar a um preço correto é necessário avaliar três pontos principais: Os custos totais do empreendedor; fazer o mapeamento da concorrência e os preços que está sendo aplicado; entender qual é a faixa de preço que seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.  

5 – Utilize a tecnologia a seu favor  

Hoje em dia quem não está no mundo on-line praticamente não existe. Então, não tem jeito, mesmo que você não goste, vai precisar criar sua página no Facebook, Instagram e demais Redes Sociais. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.  

Poucas são as empresas que não divulgam seus serviços nas Redes Sociais e, as vendas pela Internet já fazem parte de uma grande fatia do faturamento das empresas.  

6 – Tenha auto confiança  

Ninguém mais do que você sabe sobre o seu negócio. Então, tenha auto confiança quando for falar dos seus serviços ou produtos. Ninguém confia em uma pessoa que não passa credibilidade e conhecimento. E, essas mensagens são passadas de diversas maneiras. Desde a forma como você se veste e se apresenta, até o tom da sua voz e a maneira como você fala. 

Então, se você ingressou ou quer ingressar no mundo do empreendedorismo, tem que estar preparada para se destacar perante os concorrentes. Se é tímida, por exemplo, um curso de oratória pode te ajudar. 

O que queremos dizer é que não basta saber profundamente sobre seu negócio se você não passar essa confiança para os seus clientes ou futuros clientes.  

7 – Estude  

O mercado de trabalho é competitivo, por isso, a mulher empreendedora deve estar antenada e estudar sempre para não ficar para trás dos concorrentes. Você deve se destacar! 

8 – Seja organizada financeiramente  

Reserve um tempo para fazer a parte financeira da sua empresa. Essa talvez seja a parte mais difícil para muitas mulheres, mas, é exatamente aqui que muitas acabam falindo ou desistindo de empreender. É natural que no começo a gente fique ansiosa e animada com tudo, mas, é preciso ter pé no chão e muita organização financeira para não meter os pés pelas mãos.  

Ter um planejamento financeiro estruturado é fundamental para quem busca construir uma MEI de sucesso.  

Por último, não tenha medo de arriscar, portanto, estude os possíveis imprevistos e contratempos. Ninguém começa sendo um sucesso. O importante é se dedicar, se planejar e se preparar!  

Boa sorte!  

Gostou? Que tal ler também