Blog

Profissionais de saúde e beleza podem lucrar até 35% mais gerindo melhor seu investimento. Saiba como

Ter um negócio de saúde e beleza é uma tarefa que exige investimento e dedicação de qualquer empreendedor. Para ter sucesso nesse ramo é preciso prestar um bom serviço e saber administrá-lo corretamente. Afinal, quanto melhor uma empresa é gerenciada, melhor é o retorno financeiro sobre ela, ou seja, maiores são os lucros 

Para ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio, selecionamos algumas dicas de gestão que serão um ponto de partida para você administrar melhor o seu negócio. 

Invista na gestão financeira 

O controle financeiro é essencial para o sucesso e lucros de qualquer empresa. Portanto sempre tenha em mente todos os elementos que compõem a gestão do seu negócio, sejam eles positivos ou negativos. 

Registrar e monitorar as despesas e receitas é uma excelente forma de conhecer o real estado financeiro do seu negócio. Também permite que você tome decisões mais assertivas para o sucesso da sua empresa. 

Fique de olho na concorrência 

Conhecer estratégias de enfrentamento da concorrência também deve fazer parte da rotina dos profissionais de saúde e beleza. Dessa forma, é possível avaliar quais medidas podem ou não ser utilizadas para um bom gerenciamento do seu negócio. 

Embora entrar em guerra de preços com seus concorrentes seja a primeira medida adotada pelos profissionais, essa não é a estratégia mais recomendada. Existem outras formas mais inteligentes para lidar com outras clínicas do mesmo segmento, como: 

  • Estudar o mercado; 
  • Avaliar suas possibilidades; 
  • Possuir um diferencial competitivo; 
  • Manter a qualidade do atendimento e serviços prestados. 

Delegue funções e responsabilidades 

Ter pulso firme e presença constante também contribui para a boa administração do seu negócio. Embora delegar funções e responsabilidades faça parte do gerenciamento de um negócio, deixar tudo a cargo de terceiros pode trazer sérios prejuízos

Deixar algumas funções nas mãos de colaboradores é excelente, mas apenas quando eles sabem que você que está à frente da clínica e está ciente de tudo que acontece na empresa. Assim, evite ausências prolongadas e fique atento ao funcionamento de cada setor. 

Cuide dos seus clientes 

O cliente é uma figura crucial para o crescimento e sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, sem o consumidor que contrata os serviços da clínica, o seu negócio não iria existir. 

Diante disso, demonstre que a clínica ou consultório realmente se importa com cada um dos clientes. Reúna dados cadastrais dos pacientes, envie mensagens para relembrá-los das datas de consultas e desenvolva ofertas especiais para fidelizá-los. 

Invista em marketing 

Quando se fala da administração de clínicas e consultórios, é comum destacar as finanças e a relação com os clientes. Embora esses sejam os pilares para o sucesso de qualquer negócio, os profissionais de saúde e beleza não podem esquecer do marketing. 

As estratégias de marketing são determinantes para divulgar e fortalecer a marca do seu negócio. Além disso, contribui para atrair novos clientes e fidelizá-los, e dessa maneira, aumentar seus lucros. 

Coworking para melhorar os resultados 

coworking para profissionais de saúde e beleza é um modelo de trabalho que tem ganhado destaque no Brasil, baseado no compartilhamento de espaço e recursos de um consultório.  

Assim, quando você estiver utilizando o local, ele será seu pelo período contratado. Após esse tempo, que pode ser horas, dias ou meses, o espaço passa a ser utilizado por outro profissional para atendimentos. 

Geralmente, os espaços de coworking oferecem vantagens adicionais aos profissionais como secretariado e acesso à toda estrutura física ou de serviços. Isso gera grande economia, pois evita que você tenha gastos extras com a manutenção da clínica ou consultório. 

Também não terá que se preocupar com aluguéis e quebra de contrato, por exemplo. Com essa economia, você pode fazer investimentos maiores em outras áreas do seu negócio como marketing e outros diferenciais.  

Dicas finais  

Aumentar os lucros do seu negócio de saúde e beleza, não é uma tarefa difícil. Se você colocar nossas dicas em prática conseguirá gerenciar melhor o seu negócio e alcançar bons resultados financeiros.  

Uma alternativa para aumentar sua lucratividade e reduzir as despesas com um consultório particular, é optar por um espaço de coworking. Esse ambiente oferece uma ótima infraestrutura, localização e preços atrativos para você montar seu negócio e atender seus clientes .  

Nesse momento, você pode contar com o espaço de coworking da Spa de Beauté, um ambiente aconchegante e com boa localização para receber você e seus clientes. Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços.  

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e confira nosso artigo sobre como gerenciar seu negócio como autônomo.

Gostou? Que tal ler também