Blog

Como se tornar uma profissional independente conciliando a vida profissional e pessoal 

Independente do cargo, função e, até mesmo, idade, conciliar a vida profissional e pessoal não é uma tarefa simples. Há alguns anos isso ainda era possível, pois a maioria das pessoas trabalhava formalmente, no horário comercial, e o relógio de ponto marcava o limite entre o trabalho e a vida particular. Hoje, com a tecnologia, situações adversas (como a pandemia) e a liberdade de trabalhar de maneira flexível, tudo fica misturado, pois você pode resolver questões pessoais enquanto trabalha e também atender clientes pelo celular enquanto está em casa com a família.  

Dessa forma, ter limite é fundamental para garantir o rendimento no trabalho e a qualidade de vida. É sobre isso que falaremos neste texto.  

Sempre correndo  

O mundo de hoje exige a constante necessidade de estarmos conectados. É como se uma grande onda de informação e de afazeres passasse por nós diariamente e quem não sabe nadar, se afoga.  

Com tanta competitividade temos que estar sempre em busca de novos saberes e quando não estamos trabalhando, estamos estudando e nos aperfeiçoando. E, dentro dessas 24 horas do nosso dia, onde está o nosso tempo de lazer?  

Engana-se quem pensa que podemos dividir nossa vida profissional da pessoal como se fossem duas coisas completamente distintas. Na verdade, elas são complementares, por isso, ambas são tão importantes.  

Relaxar, descansar e curtir umas horas livres também são essenciais para preparar a nossa mente na hora que formos “pegar no pesado”. Por outro lado, precisamos trabalhar para conseguir bancar nosso tempo de lazer. Consegue perceber como uma é fundamental para a outra? Então confira 6 dicas que vão te ajudar a organizar sua agenda.  

1 – Deixe os assuntos profissionais no trabalho  

Levar os problemas do trabalho para a casa, além de prejudicar sua vida pessoal, diminuirá seu rendimento. Saiba encerrar seu expediente e deixar os problemas que ficaram pendentes para serem solucionados no dia seguinte, após uma boa noite de sono e descanso merecido.  

2 – Tenha planejamento  

Ninguém consegue ser produtivo sem planejamento. A boa e velha agenda é sua grande aliada, portanto, mantenha-a sempre atualizada com uma lista de tudo que você tem para fazer naquele dia, inclua também os horários que vai precisar para cuidar de você e tempo de qualidade com a sua família.  

Saiba elencar suas prioridades para o caso de não dar tempo de finalizar tudo, afinal, imprevistos acontecem e temos que considerar isso, sem se sentir culpada.  

3 – Saiba dizer NÃO!  

Você não é nenhuma super-heroína, portanto, não irá dar conta de tudo se falar apenas “sim” o tempo todo. Dizer não faz parte e é essencial para o gerenciamento do seu tempo, então, também, não se culpe por isso.  

4 – Saiba delegar atividades  

Delegar funções é libertador e você terá mais tempo para realizar tarefas que só você pode fazer. Além disso, compartilhar ações e conhecimentos aumenta sua produtividade e, principalmente, ajuda os outros a crescerem.  

5 – Desconecte-se e divirta-se  

Sempre que possível desligue ou desative as notificações do seu celular. Tente viver por pelo menos algumas horas do seu dia sem a tecnologia, percebendo a vida real!  

Dê um tempo da rotina para sair com os amigos, estar com a família (sem celular), viajar, passear, entre outras coisas que te coloquem no “mood” de lazer. Se divertir faz parte do processo e é importante para equilibrar sua vida e manter sua saúde mental.  

6 – Tenha um ambiente agradável de trabalho 

Estar em um ambiente agradável, que você se sinta bem e que possa atender seus clientes, de forma humanizada e personalizada faz toda diferença. Ter conforto e privacidade nem sempre é possível atendendo de casa, por isso, muitos profissionais optam por um ambiente externo. Mas, com toda a burocracia e altos gastos mensais (água, luz, telefone) fica inviável alugar um espaço para trabalhar de maneira solo. E é aí que entra o Coworking, que a cada dia tem atendido mais e mais as expectativas dos profissionais autônomos. Isso porque ele proporciona toda a estrutura e a liberdade para trabalhar no horário que quiser, criando sua própria rotina e dinâmica de atendimento ao cliente. Essa é mais uma maneira de você conseguir conciliar muito bem sua vida pessoal, da sua vida profissional

E aí, gostou das dicas?  

Então agora é colocar em prática e apostar em uma vida mais saudável, garantindo qualidade e liberdade.   

Gostou? Que tal ler também