Segundo dados do Euromonitor, o Brasil foi o quarto maior país no setor de cuidados pessoais e beleza em 2021. Isso demonstra que o mercado de beleza e saúde conseguiu se reinventar e manter-se em crescimento, mesmo diante das restrições da Covid-19. Em 2022, a expectativa é que novos serviços sejam lançados no mercado.
Continue a leitura e descubra quais são as próximas tendências do mercado de beleza e saúde para 2022. Também conheça melhor as vantagens dos espaços de coworking para profissionais de saúde e beleza e aproveite esse novo serviço.
Tendências do mercado de beleza/estética e saúde em 2022
Quando falamos das tendências do mercado de beleza/estética e saúde em 2022, fica evidente que os consumidores de serviços dessas áreas estão mais exigentes e atentos às novidades.
Nesse sentido, é fundamental que os profissionais autônomos e liberais de beleza e saúde fiquem atentos às necessidades do seu público-alvo. Caso contrário, podem perder grandes oportunidades de sucesso.
Pensando nisso, selecionamos as principais tendências do mercado de beleza/estética e saúde em 2022 para você. Saiba quais são elas logo abaixo.
Beleza natural
O relatório do Pinterest Predicts apresentou o aumento de mais de 100% no interesse de busca por maquiagem natural e skincare caseiro em 2020. Contudo, foi apenas quando grandes atrizes como Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa aderiram a essa tendência que ela começou a se intensificar em 2021.
Agora, a beleza natural ou in natura se tornou a grande aposta no mercado de estética e saúde em 2022. A prova disso é que grandes marcas começaram a lançar cosméticos e perfumaria vegana, além de incentivar maquiagem mais leves que passam a impressão de peles saudáveis.
Por conta dessa tendência, o ideal é que os profissionais autônomos, sobretudo maquiadoras e esteticistas, apostem em serviços e tratamentos que deixem a pele mais natural e bem cuidada.
Tratamentos estéticos em casa
A realização de tratamentos estéticos em casa é outra tendência marcante em 2022 no mercado de beleza/estética e saúde. Ela parte do interesse das pessoas no autocuidado, principalmente após passar por um procedimento estético na clínica.
Para aderir a essa nova tendência, os profissionais precisam educar os clientes para realizem os cuidados com a pele e corpo da maneira correta. Assim, ao realizarem procedimentos para prevenção de envelhecimento, celulite ou tratamentos para a flacidez, eles podem prolongar os efeitos realizando o autocuidado em casa.
Além disso, é interessante que o profissional disponibilize os produtos necessários para a continuidade do tratamento em casa. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento completo e aumentar o faturamento mensal.
Estética íntima
A estética íntima é uma tendência no mercado de beleza/estética e saúde que causou grande polêmica no início, mas ganhou força em 2022 e não deve ser ignorada pelos profissionais dessas áreas.
O termo refere-se a realização de tratamentos que ajudam a melhorar a aparência da região íntima e incluem:
● Clareamentos;
● Depilação a laser;
● Procedimentos que diminuem a flacidez.
Para atender melhor as pessoas que buscam por esses tratamentos para melhorar a autoestima, o recomendado é que os profissionais autônomos invistam em qualificações nas áreas de radiofrequência, eletroestimulação e luz intensa pulsada.
Por que o coworking é a melhor opção?
Embora o Brasil esteja entre os quatro maiores mercados de beleza e estética do mundo, os profissionais dessas áreas ainda enfrentam dificuldades para montar o seu espaço próprio ou conseguir bons lucros trabalhando para terceiros. Esse cenário se agravou no mercado de trabalho pós-pandemia.
Diante disso, o coworking de beleza/estética e saúde se torna uma forte tendência para 2022. Pois, é um modelo de trabalho que oferece diversas vantagens aos profissionais autônomos e liberais que desejam ter o seu próprio negócio, como:
● Segurança: os espaços de coworking possuem protocolos de segurança para profissionais e clientes. Além disso, contam com câmeras em diversos ambientes;
● Economia: ao utilizar o cowoking de beleza e saúde, o profissional paga apenas o valor do plano contratado. Isso significa que você não precisa se preocupar com gastos como internet, água, luz ou com a manutenção do prédio;
● Infraestrutura: os espaços de coworking são equipados com tudo que os profissionais precisam para atender seus clientes, incluindo ambientes climatizados, recepção e decoração agradável;
● Parcerias: ao trabalhar no coworking, você tem facilidade de fortalecer o networking e fazer parcerias com profissionais de outras áreas;
● Localização privilegiada: os coworkings são situados em locais com alto fluxo de clientes. Portanto, você não precisa se preocupar com queixas relacionadas a dificuldade do acesso aos seus serviços.
Assim, através do coworking, os profissionais podem trabalhar em um espaço confortável, com estrutura adequada e bem localizado, por um preço acessível que não compromete seus lucros no final do mês.
Além disso, em um só lugar, os clientes podem ter acesso a maquiadores, cabeleireiros, esteticistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais que atuam na área de beleza/estética e saúde.
Em geral, o mercado de beleza e saúde em 2022 promete fortalecer as tendências que foram sucesso no ano passado e trazer novas inovações em produtos e serviços. Para prestar um bom atendimento aos seus clientes, vale a pena conhecer o coworking da Spa de Beauty.