Eu não tenho dúvidas de que você já ouviu que “o cliente sempre tem razão” muitíssimas vezes ao longo da sua carreira. Isso é bem normal, principalmente se você considerar que o atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer negócio.
A grande dúvida é: essa afirmação realmente é verdadeira?
Realmente o cliente sempre tem razão, independente da situação? E se ele não tiver razão, existe uma forma correta de lidar com essa situação sem interferir na relação e até na imagem da sua empresa?
É exatamente sobre isso que vamos falar nesse texto. Vamos entender um pouco mais sobre essa afirmação polêmica e formas de lidar com esse dilema de qualquer área de atendimento ao cliente!
Existe uma origem para essa frase?
Existe sim. A frase nasceu logo no começo do século XX, em Londres, por parte dos fundadores da loja de departamentos Selfridge’s: Harry Gordon Selfridge.
A ideia central da frase era estimular a cada um dos funcionários a proporcionar um atendimento de alto nível, atendendo a qualquer pedido dos clientes, mesmo os mais loucos.
Ele queria transparecer o fato de que o cliente é a razão da existência do negócio e, com isso, merece total respeito, atenção e cortesia.
Mas “o cliente sempre tem razão” tem um problema…
A ideia central do que existe por trás da frase é bem legal.
O grande problema que reside em “o cliente sempre tem razão” é que nem sempre o cliente tem razão.
Bons exemplos disso são essas situações:
- Quando reclama sem motivos e promove até injustas sobre seu produto, serviço e até sua empresa;
- Quando quer que algo antiético e até ilegal seja feito por sua empresa;
- Quando o cliente é grosseiro e desrespeitoso com sua equipe;
- Em situações que as expectativas dos clientes se tornam totalmente irreais aos resultados da sua solução.
Se você levar o lema “o cliente sempre tem razão” ao pé da letra, pode acabar gerando muitos problemas para a sua empresa, como:
- Desgaste constante dos seus colaboradores;
- Prejuízos financeiros, de tempo e recursos;
- Impacto à imagem e até da reputação do seu negócio.
Existem alternativas para “o cliente sempre tem razão”
Será que existe uma forma de lidar com essas e tantas outras situações, sem que isso impacte a qualidade no seu atendimento ao cliente? É claro que sim!
Existem algumas alternativas que ainda nos permitem o uso inteligente do “o cliente sempre tem razão”. Confira:
- Apesar do cliente não ter razão, ele merece ser ouvido: isso porque, mesmo quando ele parecer errado, ou até mesmo confuso, você precisa ouvi-lo, tanto para esclarecer essas dúvidas em si, como para orientar sobre melhores soluções para a questão apresentada.
- O cliente tem o direito de reclamar: mesmo em situações que você reconheça como injustas ou até mesmo falsas. Essas situações inclusive podem servir para demonstrar a empatia e desejo de resolução de problemas que a empresa tem por cada um de seus clientes.
- Apesar de nem sempre ter razão, o cliente é seu parceiro: e principalmente é uma parte importante do seu negócio, que precisa ser vista como um ponto vital da sua empresa e nunca como um adversário. Ter a visão do cliente como um “vilão” pode gerar problemas. Tenha em mente o desejo de construir uma relação que gere benefícios mútuos.
Seguindo essa linha de raciocínio, você passa a entender que o “o cliente sempre tem razão” funciona quando você executa as situações de forma inteligente, trazendo soluções realistas e benéficas para ambas as partes.
Entender que o cliente é parte do seu negócio e merece ser reconhecido como tal, e parte da jornada de quem quer ser e será girante em seu segmento!
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