Blog

Tendência: o avanço do Coworking mercado 

O mercado coworking tem crescido em ritmo acelerado em todo o mundo,  principalmente após o período pandêmico. No Brasil, esse novo modelo de trabalho se popularizou e atraiu o interesse de profissionais de diversas áreas, inclusive da saúde, pela economia e benefícios que oferece. 

Um estudo realizado, pelo Coworking Space Global Market Report 2022, demonstrou que o mercado de escritórios compartilhados deve crescer 17,1% e acumular cerca de US$ 30,4 bilhões de faturamento até 2026. 

Diante desse avanço no mercado mundial, reunimos algumas informações sobre esse novo modelo de trabalho no Brasil e alguns motivos do seu sucesso entre os profissionais de saúde no país. Confira! 

Mercado Coworking no Brasil 

De acordo com a pesquisa realizada, em 2021, pela Associação Nacional dos Coworkings e Escritórios Virtuais (ANCEV) existem 1.647 escritórios compartilhados e distribuídos nas 100 maiores cidades do Brasil e a tendência é que esse número continue crescendo nos próximos anos. 

Embora sejam desenvolvidos para atender a diversos tipos de profissionais, startups e empresas, percebe-se o aumento de modelos de coworkings com a estrutura específica para os profissionais das áreas de saúde e beleza, como: 

  • Cabeleireiros; 
  • Nails designer; 
  • Massoterapeutas; 
  • Nutricionistas; 
  • Esteticistas; 
  • Nutrólogos, entre outros. 

Motivos do avanço do coworking

Diversos profissionais, especialmente das áreas da saúde, beleza e estética, perceberam que o modelo de trabalho coworking é a alternativa mais eficiente para alavancar o seu negócio no mercado brasileiro. No entanto, esse não é o único motivo do sucesso dos espaços compartilhados no país. 

Acompanhe abaixo quais são as principais razões do avanço do mercado coworking no Brasil e no mundo: 

Economia 

Iniciar o próprio negócio não é uma tarefa fácil e envolve gastos que muitas vezes se tornam um grande problema para os profissionais. Então, no começo, utilizar um modelo de trabalho de coworking se torna a melhor opção para quem está construindo a sua carteira de clientes agora. 

Com o coworking, os profissionais de saúde e beleza só precisam se preocupar com o pagamento do plano e aproveitar todos os benefícios que esses espaços oferecem. Não é necessário fazer investimentos na manutenção do local, compra de equipamento e contratação de colaboradores. 

Espaço e estrutura de qualidade 

Além de um design personalizado, o coworking fornece móveis e equipamentos necessários para você trabalhar da melhor maneira possível e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. Normalmente, é uma estrutura que nem sempre os profissionais conseguem ter quando investem em um consultório particular. 

Além disso, você pode optar por planos flexíveis de baixo custo que incluem equipamentos e serviços que refletem no atendimento ao cliente, como internet, recepção, estacionamento, segurança, entre outros. Você não precisa de uma agenda cheia o tempo todo, e sim de uma agenda que te traga liberdade, saúde mental e um ótimo faturamento. 

O mercado coworking, certamente, é uma tendência que promete revolucionar os negócios de muitos profissionais autônomos, sobretudo do setor de saúde. Esses espaços oferecem maior flexibilidade de horários, aliada a outras vantagens como redução de custos, comodidade e oportunidades de networking. Não à toa que, esses espaços têm conquistado cada vez mais o mercado. 

Gostou? Que tal ler também