O retorno ao mercado de trabalho pós-pandemia é marcado por uma série de desafios e oportunidades para os trabalhadores autônomos. Esse novo cenário altamente competitivo, exige que esses profissionais inovem constantemente e prestem serviços de qualidade.
A boa notícia é que existem várias oportunidades para destacar seus serviços no mercado. Continue a leitura e entenda melhor o panorama do mercado de trabalho pós-pandemia. Também veja dicas de como lidar com esse mercado e ter sucesso no ramo de saúde e beleza.
Mercado de trabalho pós-pandemia
Cerca de 14 milhões de trabalhadores brasileiros perderam seus empregos até novembro de 2020, segundo dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). No entanto, houveram outras mudanças que refletiram no mercado de trabalho pós-pandemia.
Várias pessoas se tornaram autônomas para conseguir uma nova fonte de renda. Somente em 2020, foram identificados mais de 2 milhões de novos registros de microempreendedores individuais no Brasil, 8,4% a mais que no ano anterior, conforme o Mapa das Empresas Ministério da Economia.
Enquanto isso, com a flexibilização das restrições sanitárias, muitos trabalhadores por conta própria conseguiram retornar ao mercado de trabalho. É o que demonstra o levantamento do IBGE realizado no trimestre que termina em agosto de 2021, que registrou 25,4 milhões de trabalhadores autônomos (com ou sem CNPJ) no mercado.
Como lidar com o mercado de trabalho pós-pandemia
Ingressar no mercado de trabalho pós-pandemia como autônomo, principalmente nas áreas de beleza e saúde, exige que o profissional desenvolva novas habilidades para se destacar e conseguir uma boa carteira de clientes.
Afinal, você se torna o único responsável pelo seu sucesso profissional. Diante disso, trouxemos algumas dicas sobre como se posicionar no mercado pós-pandemia. Confira:
Faça cursos e especializações
Como vimos, o mercado de trabalho pós-pandemia é marcado pela retomada e aumento do número de profissionais autônomos. O resultado disso é uma concorrência mais acirrada e a valorização de serviços de alta qualidade.
Portanto, para lidar com o atual cenário, é muito importante que os profissionais autônomos invistam parte de seus lucros em cursos e capacitações. Essa prática agrega valor ao profissional das áreas de saúde e beleza.
Ao se tornar um especialista na sua área, oferecendo serviços de qualidade e inovadores, é natural que os clientes valorizem e indiquem o seu trabalho. Isso não só gera mais lucros, como também permite que você se destaque entre a concorrência.
Invista em marketing
O marketing é a principal ferramenta para o sucesso dos profissionais autônomos. Pois, quando desenvolvidas da maneira correta, as estratégias de publicidade contribuem para que tanto você quanto o seu trabalho se tornem conhecidos pelo público-alvo.
Com um bom marketing o seu negócio pode se destacar no mercado pós-pandemia e sair na frente da concorrência. Por isso, caso não entenda muito desse tema, contrate um profissional capacitado.
Através dos serviços de um profissional ou equipe de marketing, você pode aprender técnicas eficazes para atrair clientes e destacar a sua imagem profissional. Além disso, com ajuda de especialistas, é possível atingir bons resultados em um curto período.
Não desista
Existem frustrações em todos os negócios, ainda mais quando se trata do retorno ao mercado de trabalho pós-pandemia. Dessa forma, como profissional autônomo, é essencial que você se mantenha firme em seu objetivo nos momentos difíceis.
É bastante comum que profissionais autônomos de todas as áreas, inclusive de beleza e saúde, desistam do seu negócio quando surge o primeiro problema. O segredo para não se tornar mais um número nessa estatística é não desanimar e persistir.
Quando surgirem problemas no seu trabalho, encare-os como lições de aprendizado. Faça como os grandes nomes do empreendedorismo, analise bem a situação e crie soluções criativas e lucrativas que ajudem você a superá-las.
Trabalhe em coworking
A dinâmica do trabalho também mudou pós-pandemia do coronavírus. Agora, inovações na forma de trabalhar estão sendo mais valorizadas, sobretudo pelos profissionais autônomos das áreas de beleza e saúde.
O coworking de beleza e saúde é um bom exemplo disso. Através desses espaços, maquiadores, fisioterapeutas, esteticistas, psicólogos, cabeleireiros e demais profissionais autônomos podem trabalhar com comodidade necessária para atender aos clientes, sem precisar investir muito para isso.
Nos espaços de coworking, os profissionais autônomos e liberais compartilham um local com colegas de áreas similares. Esses locais possuem toda a infraestrutura para a realização de atendimentos de qualidade, como:
- Água;
- Energia;
- Internet;
- Bem localizado;
- Estacionamento;
- Ambientes climatizados e equipados;
- Salas individuais, para reuniões e palestras.
Para ter acesso a esses ambientes, os profissionais podem contratar planos diários, semanais ou por períodos, conforme a sua necessidade. Assim, não precisam se preocupar com a manutenção do imóvel, contratação de recepcionista e outros gastos que envolvem abrir o próprio negócio em um espaço alugado.
O coworking de beleza e saúde é, sem dúvidas, a melhor solução para quem deseja iniciar ou retomar suas atividades como autônomo no mercado pós-pandemia. Pois, é uma forma de trabalho que reduz ao máximo os gastos, sem prejudicar a experiência dos clientes.